Sobre

Este Planejamento foi atividade final da disciplina Planejamento de Campanha envolvendo, como cliente, o Bloco Vermelho e Branco da Colônia Z-10, da Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro.


A Colônia de Pescadores da Z-10

A colônia Almirante Gomes Pereira (Z-10) é considerada a primeira colônia de pescadores do Brasil, sendo fundada em 1920. De lá sai, anualmente, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Vermelho e Branco da Z-10.


Vermelho e Branco da Z-10

Maior da Ilha do Governador, o bloco arrasta 12 mil pessoas pelas ruas da colônia durante as suas 6 horas de duração, levando alegria aos insulanos. Ao longo do ano realizam diversas atividades de arrecadação de fundos para o dia de saída do bloco.


Conceito

O Carnaval tornou-se tradição, principalmente no Rio de Janeiro. É um símbolo de alegria, união e o resgate da cultura popular. Por isso, deve-se mostrar essa força. A alegria de fazer parte dessa tradição. Mostrar que o Vermelho e Branco da Z-10 é parte da cultura da Ilha do Governador. A partir disto chegou-se à frase-conceito:


Identidade Visual

Minha parte do grupo responsável pelo Planejamento foi pela produção de uma nova identidade visual para o bloco. Para isso, precisava-se mostrar o Vermelho e Branco pelo que ele realmente era: moderno, atualizado, ousado, dinâmico, alegre, imponente.


Utilizando uma tipografia dinâmica e com aspecto de escrita cursiva, procuramos projetar a questão manual e coletiva do trabalho do bloco com a colônia e o símbolo é uma estilização da garça, animal comum na Ilha do Governador.

Porém, outra demanda da diretoria do Bloco era de que o cavalo-marinho, animal-símbolo da Colônia de Pescadores Z-10, fosse incorporado à marca do bloco. Nossa proposta contemplou a criação de uma marca própria da Colônia, que seria aplicada em conjunto com a marca do Bloco.


Desta forma dá-se a ideia de duas coisas distintas (a Colônia e o Bloco) que são unidas quando aplicadas em conjunto, remetendo à união das duas para o Carnaval.



Frases

Pensando em um viés de angariação de fundos através de produtos do Vermelho e Branco da Z-10, foram pensadas frases estilizadas a serem aplicadas em produtos, que podem ser vistos mais abaixo.



Aplicações

A marca foi pensada para ser aplicada em cartazes, mídias sociais e produtos oficiais.



Copos


Camisetas


Bottons


Boné


Papelaria


Cartazes


Facebook




Ficha Técnica
por Bruna Almeida, Bruna Martins, Caio Macedo,
Fernanda Lucena, Fernanda Nunes, Guilherme Berriel,
Jean Santiago, Rebeca Rocha, Rodrigo Gonzalez
cliente Vermelho e Branco da Z-10
em Campanha Publicitária, Branding, Design Gráfico