A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, em 2014, foi promovida a categoria de Superintendência. Mais do que uma mudança de nome, essa nova palavra representava um reconhecimento pelo crescimento das atividades de internacionalização empenhados por toda a Universidade, através da DRI, ao longo dos últimos 8 anos. Para acompanhar essa mudança, era necessário um passo, que seria a sua mudança de posicionamento.


A SRI tem por objetivo estimular e facilitar o processo de internacionalização da Universidade provendo suporte às atividades de Mobilidade e Cooperação Internacional. Também é responsável, através de parcerias, por cursos de línguas estrangeiras para alunos, por missões de trabalho internacionais para professores e a formulação de acordos de cooperação internacional.


A antiga marca da SRI (enquanto DRI) apresentava um modelo estático, sério. Além disso, ela não provia suporte a traduções do seu nome para outros idiomas, ponto relevante em se tratando de um escritório de Relações Internacionais. A nova SRI quer se mostrar moderna, importante, presente na vida universitária em seus diversos setores de atuação e, também, demonstrasse a relevância do Ensino Superior brasileiro para as universidades estrangeiras.


Porém, um processo de reformulação de posicionamento, que se segue com uma nova identidade, não deve ser feito como uma transformação extrema. Para a conceituação da nova identidade visual, optou-se por partir do elemento gráfico já presente na marca antiga (o semi-círculo composto por traços).





E então, pensando em uma marca mutável em idioma, pensou-se em uma estrutura-modelo que se centrava em um só elemento: o círculo, com SRI inscrito nele.





O projeto principal inclui tradução para 8 idiomas: Português, Inglês, Francês, Italiano, Espanhol, Sueco, Alemão e Japonês.


Para padronização de leitura, a composição tipográfica foi a grande ajuda neste processo: Adotando estilos distintos da fonte DIN para as palavras Superintendência, Relações e Internacionais, foi possível produzir uma harmonia na marca apesar de estar em diversos idiomas e disposições.


Para ajudar na construção visual da nova marca, foi criada uma padronagem gráfica de círculos unidos a ser usada junto com a marca, complementando e contrastando com aplicações simplificadas.


A marca e sua padronagem gráfica foram aplicadas em materiais de papelaria, website e em redes sociais.



Website


Papel Timbrado


Cartão de Visita


Assinatura de E-mail









Ficha Técnica
por Caio Macedo
cliente Superintendência de Relações Internacionais
em Branding, Design Gráfico