Em 2012, a Marinha do Brasil e a UFF iniciaram um Planejamento de Comunicação Integrada para o verão de 2012/2013 que prima pela inovação e contempla uma campanha que equilibra método de desenvolvimento e implementação online e offline, a fim de reduzir o número de acidentes náuticos conscientizando e envolvendo a população como um todo.


Com o passar dos anos (e com a melhora na condição de vida de muitos brasileiros), as formas de entretenimento de muitas pessoas deixou de ser uma tarde jogando frescobol ou vôlei nas areias da praia para outras atividades como passeios de motos aquáticas (mais conhecidas como jetskis) ou lanchas, bananas boats etc.

Porém, com este aumento no número de usuários, muitos sem a habilitação própria para essa modalidade de transporte ou com a embarcação sem manutenção, ou pior, bêbados, vêm gerando um aumento preocupante no número de acidentes e acidentes fatais nos rios, lagos e lagoas de todo o País.

Pensando nisso a Marinha do Brasil, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, através das equipes do Vitamina UFF e da Agência Drops de Comunicação da UFF, elaborou um Planejamento de Comunicação Integrada Online e Offline, além de uma Identidade Visual para o que viria a se tornar a Operação Verão Marinha do Brasil.


O Planejamento de Campanha (feito pela Agência Drops) afirmava que os infratores deveriam ser tratados com repulsa pela sociedade, assim como fumantes, por exemplo, sofrem repulsa por grande parte da população. A sociedade passou a se tornar ativa na comunicação e no papel de cidadão, repreendendo o comportamento errado, além de denunciá-lo para as autoridades competentes (a Marinha do Brasil). Por sua parte, a MB organizou um trabalho sem tamanho de fiscalização nas orlas das praias, rios, lagos e lagoas de todo o Brasil, além de facilitar ao máximo possível uma forma de envio de denúncias por parte das pessoas, principalmente caso elas estivessem na praia, no momento da infração.


Vídeo de Lançamento da Operação Verão 2012-2013

Por parte do Vitamina UFF foi desenvolvida a Identidade Visual da campanha (junto com Manual de Uso da Marca), junto com a identidade e a elaboração das peças utilizadas pelas Capitanias de todas as regiões (entre elas Busdoor, Backbus, Outdoor, Banner, SuperBanner para o MetrôRio e CCR Barcas, Cartazes e Material Promocional (Camisetas, Bonés, Bottons, Filipetas etc).



Também por parte do Vitamina ficou a responsabilidade do Planejamento de Comunicação Online, cobrindo as Redes Sociais da Marinha do Brasil (Twitter, Facebook, YouTube), a criação de um website para a Operação Verão (disponível aqui), a criação de um web-app para smartphones e tablets e um formulário para envio de denúncias (disponível aqui). Também sobre nossa responsabilidade ficou a criação de pautas e conteúdo para alimentar as redes sociais durante o verão de 2012-2013.

Mais do que uma aposta, por parte da Marinha do Brasil, em uma comunicação completamente inovadora (para os padrões da MB), a Operação Verão é um caso de sucesso desde seu ano de lançamento, com mais de 29 mil visitas ao site OperacaoVerao.com, um crescimento de 93 mil curtidas na página oficial da Marinha do Brasil no Facebook e um aumento em 52% no número de fiscalizações e em 94% no número de apreensões a embarcações no período de Dezembro a Março*.

* Dados extraídos em Setembro de 2013. Fonte: Agência Brasil, Facebook e Google Analytics.





A marca


Manual de Marca (disponível aqui)


Cartazes


Banners


Busdoor


Backbus


Superbanner para o MetrôRio e anúncio para a TV da CCR Barcas




Outdoor




Website e Formulário para envio de denúncias




Operação Verão no site da Diretoria de Portos e Costas e na página da Marinha do Brasil no Facebook




Exemplo de publicação da Operação Verão na página da Marinha do Brasil no Facebook



Artigo acadêmico sobre a Operação Verão — Link
Entrevista com o então Diretor de Portos e Costas, Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior — Link
Hotsite da Operação Verão — Link
Página da Marinha do Brasil no Facebook — Link








Ficha Técnica
por Caio Macedo, Fernanda de Alencar, Lilian Ribeiro,
Mariana Depoli, Rafaela Vieira, Rebeca Rocha,
Rodrigo Gonzalez, Thiago Machado
cliente Marinha do Brasil
em Campanha Publicitária, Branding, Direção de Arte